segunda-feira, 7 de abril de 2025

Lição 01 [ADULTOS]: O Verbo que se tornou em carne | 2° Trimestre de 2025-Prof. André Bernardo

Revista, 2° Trimestre de 2025.

Classe: Adultos

TEMA: E o Verbo se Fez Carne – Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor

Comentarista: Pastor Elienai Cabral


TEXTO ÁUREO

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1.14)


VERDADE PRÁTICA

O Verbo de Deus inseriu-se na história, assumindo a forma de homem para redimir os pecadores.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 1.1-14


Objetivos da Lição:
I) Apresentar as informações introdutórias sobre o Evangelho de João;
II) Revelar o Senhor Jesus como o Verbo de Deus;
II) Explicar, tanto doutrinariamente como biblicamente, a manifestação do Verbo.


INTRODUÇÃO

Neste trimestre, vamos estudar o Evangelho de João. Em comparação com os outros três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas), o de João destaca-se especialmente por centrar-se no ministério de Jesus em Jerusalém. O autor deste Evangelho, o apóstolo João, redigiu este valioso documento com a intenção de revelar a singularidade da natureza divina do nosso Senhor e, ao mesmo tempo, encorajar a fé dos seus discípulos. Que possamos também ser fortalecidos e inspirados na nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.


Palavra-Chave: Encarnação


  • Origem da palavra "Encarnação": deriva do latim "incarnatio", que significa "ato de tomar carne".

  • Significado: Refere-se ao processo pelo qual uma entidade espiritual ou imaterial assume uma forma física ou corpórea.

  • No contexto Cristão: No cristianismo, a encarnação é a transformação que o Verbo Divino realizou ao se fazer homem, habitando entre os homens.


I– O EVANGELHO DE JOÃO

1- Autoria e data. 

Evangelho de João é o quarto livro do Novo Testamento e é considerado um dos quatro Evangelhos canônicos.

A palavra canônico tem origem no grego "kanon", que significa "regra" ou "norma". São considerados autênticos e autorizados, como os livros da Bíblia.

O Evangelho de João foi escrito em grego koiné, que era a língua comum do povo na época.

  • Autor do evangelho: Apóstolo João.

  • Confirmação da autoria: No próprio texto e nos escritos dos Pais da Igreja.

  • Data de escrita: Entre os anos 80 e 90 d.C.

  • Doutrina no evangelho: Apresenta uma doutrina genuína sobre a divindade de Jesus Cristo.

  • Expressões importantes destacadas no evangelho: "Verbo Divino" e "a Palavra que se fez Carne".

João 21.20,24

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.


2- O propósito do Evangelho. 

  • Um dos propósitos: Levar o leitor a crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, ao crer, encontrar a vida em seu nome.

João 20.31.

Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

  • Apresentação do evangelho: A primeira parte do primeiro capítulo do evangelho (João 1.1-14), conhecida como “prólogo de João”.

Prólogo: É um texto que antecede a parte principal de uma obra literária, como um livro. Ele serve para introduzir o leitor ao tema, apresentar personagens ou fornecer informações importantes para o entendimento da história.

  • Apresentação de Jesus: O evangelho de João, tem como objetivo apresentar Jesus como o Filho enviado de Deus ao mundo para fazer parte da história.

João 1.1.

 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.


3- A Natureza de Jesus. 

O Evangelho não só realça a divindade de Jesus como Filho de Deus, mas também discute a sua humanidade. 


1-Dimensão divina de Jesus: O Evangelho de João sublinha claramente a divindade de Jesus.

2-Natureza humana de Jesus: O apóstolo também aborda a natureza humana de Jesus.

3-Discussão sobre a humanidade: Realça a humanidade de Jesus por meio da morte expiatória em favor dos pecados da humanidade.

4-Afirmação: Tanto a divindade quanto a humanidade de Jesus são afirmadas no Evangelho de João.

Confirmação da humanidade de Jesus em João 8.39,40; 

Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.

Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.


Confirmação da divindade de Jesus em João 9.11.

Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.


II – JESUS, O VERBO DE DEUS

1- A revelação que ultrapassa o passado. 

  • Referência na Introdução do Evangelho: "No princípio era o Verbo" (João 1.1), faz uma possível referência ao Gênesis 1.1.”No princípio criou Deus os céus e a terra.”

  • O Verbo como Deus: João faz essa referência para mostrar que O Verbo é Deus "no princípio", com uma existência infinita, sem começo nem fim.

Portanto a existência do Verbo, é desde o princípio, o Verbo já existia com Deus, estava com Deus e é Deus (João 1.1).

2- A natureza fundamental do Verbo. 

  • Eternidade do Verbo: Tal como Deus é eterno, o Verbo também é Eterno.

  • Descrição do Verbo em Apocalipse: O apóstolo João descreve o Verbo como “o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1.8).

  • Descrição do Verbo no Evangelho de João: É apresentado como o “Logos de Deus”, a Palavra Encarnada que habita entre os homens.

  • Reconhecimento na história e adoração do Verbo: Jesus, como “Verbo encarnado”, é reconhecido por muitos e adorado como Deus.

Reconhecimento: João 20:28: "Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!"

Adorado: João 9:38: "Então, ele disse: Creio, Senhor! E o adorou."


3- “No princípio era o Verbo” (Jo 1.1). 

  • Significado do termo "logos": No grego do Novo Testamento, "logos" se traduz por "verbo" e significa "palavra".

  • Conceito de Logos: Traz a noção de expressão tanto da razão quanto da linguagem.

  • Compreensão do termo “Logos”: É relação com a maneira pela qual Deus se manifesta ao ser humano.

  • Jesus como o "logos" sublinha a crença de que: 

  • Ele é a manifestação da sabedoria.

  • É manifestação da razão divina.

  • É a expressão perfeita de Deus em forma humana. 

Implica que Jesus é a ponte entre Deus e a humanidade, trazendo luz e vida ao mundo.


III– A ENCARNAÇÃO DO VERBO

1- A manifestação do Verbo e a Luz do mundo. 

  • Como João identifica Jesus? João identifica Jesus como o Criador de todas as coisas, mediado pelo Pai através do poder da sua Palavra (João 1.2,3).


  • Jesus é representado por João através da luz: João faz uma distinção entre luz e trevas (João 1.4,5), onde as trevas simbolizam a obscuridade espiritual provocada pelo pecado. Mostrando através do testemunho de João Batista, que Deus tinha enviado a Luz aos homens para sua salvação (João 1.6-8).


  • Quem é a Verdadeira Luz? A verdadeira Luz é Cristo, anunciado por João Batista, mas rejeitado pelos homens.

João 1.9-12.

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;


2- O privilégio de nos tornarmos filhos de Deus.

Deus ofereceu a todas as pessoas, independentemente da sua raça, etnia ou língua, a oportunidade de se tornarem “filhos de Deus” pela fé no nome de Jesus 

  • Rejeição de Israel: Israel rejeitou a bênção da salvação através da obra do Calvário.

João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.


  • A luz se manifestou para todos: A Luz manifestou-se para revelar o plano divino de redenção a toda a humanidade, tanto aos judeus quanto aos gentios.


  • Toda humanidade possui direito a Herança deixada por Jesus: Aos gentios foi assegurada uma herança de filiação divina através do amor do Pai.

1 João 3.1 -  Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.


  • Qual o privilégio adquirido através da herança deixada por Jesus? Como crentes em Cristo, temos o privilégio de sermos chamados “filhos de Deus”.

3- A manifestação e a habitação do Verbo. 

O Verbo armou seu tabernáculo para viver entre nós.

  • Humanização de Deus: A frase “o Verbo se fez carne” sugere que Deus passou a viver entre os homens.

  • No contexto do Evangelho de João o termo "verbo": Possui uma conotação rica e profunda, além de qualquer conceito filosófico; Deus entrou na história (João 1.14-18).

  • Jesus habitou entre nós: Indica que “o Verbo armou seu tabernáculo, ou tenda, entre nós”.

Vejamos o anúncio do próprio Deus em querer habitar entre seu povo.

Zacarias 2:10 

Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.


Vejamos a confirmação através do Verbo que se fez carne.

João 1:14

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

  • Mudança na habitação de Deus: Antes, Deus habitava de forma limitada, numa tenda feita pela mão do homem, conforme (Êxodo 25:8), mas agora, Ele passa a residir entre nós, representando a manifestação plena da presença divina no mundo.

CONCLUSÃO

Nesta lição, tivemos a oportunidade de iniciar o estudo no Evangelho de João, mostrar a sua relevância e o seu objetivo na vida da Igreja. Observamos que a revelação sensível de Deus e a sua intervenção na história tornam o Evangelho de João uma obra única do Novo Testamento. Em João, entendemos que a Encarnação do Verbo trouxe luz plena àqueles que cressem. Assim, através da fé em Jesus, somos denominados e feitos “filhos de Deus”.


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