Classe: Adultos
Revista 3° Trimestre De 2025.
TEMA: A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, Comunhão e Fé: A Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
PALAVRA-CHAVE: MODELO
A palavra modelo tem suas raízes no latim. Ela deriva de modellus, um diminutivo de modus.
Modus significa "medida", "maneira", "modo", "regra", "limite" ou "padrão".
Assim, modellus pode ser entendido como "pequena medida" ou "pequeno padrão".
Com o tempo, o termo evoluiu para designar algo que serve como exemplo, padrão ou representação de algo a ser imitado, copiado ou seguido.
TEXTO ÁUREO
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2.42)
VERDADE PRÁTICA
A igreja de Jerusalém, como igreja-mãe, tornou-se exemplo para as demais. Um modelo a ser seguido por todas as igrejas verdadeiramente bíblicas.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.37-47
INTRODUÇÃO
Por ser a Igreja-mãe, Jerusalém torna-se o modelo para as demais igrejas que foram implantadas. É de Jerusalém que partem as decisões que buscam, por exemplo, disciplinar e padronizar determinadas práticas cristãs. A igreja de Jerusalém já nasce forte! Sendo de origem divina, cheia do Espírito Santo e supervisionada pelos apóstolos, essa igreja é bem alicerçada. Isso fica claro no ministério da Palavra, a quem os apóstolos se devotaram inteiramente e ao exercício dos diversos dons que abundavam no seu meio. É, portanto, uma igreja da Palavra e do Espírito. E mais – é uma igreja onde a observância das ordenanças de Cristo é praticada na esfera do culto cristão. Assim, a igreja cristã primitiva exibe marcas que se tornaram um padrão para todas as igrejas em todas as épocas e lugares.
Objetivos da lição:
I) Explicar os fundamentos da Igreja de Jerusalém;
II) Reconhecer a importância do batismo e da Ceia do Senhor corno símbolos essenciais da fé cristã;
III) Aplicar os princípios da Igreja de Jerusalém à vida da igreja atual, enfatizando a prática espiritual, o acolhimento e a adoração.
I- UMA IGREJA COM SÓLIDOS ALICERCES
1- Uma igreja com fundamento doutrinário.
Vejamos, Atos 1:2,3
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
A igreja genuinamente cristã é aquela que tem um fundamento doutrinário sólido, baseado nos ensinos dos apóstolos.
A igreja deve ser capaz de doutrinar seus membros para que eles reflitam o caráter de Cristo.
Uma igreja que não segue as doutrinas da palavra de Deus, que não prática a doutrina e não ensina doutrina, tende ao fracasso.
Como fundamentar na igreja a doutrina bíblica?
Através do culto de ensino.
Através da Escola bíblica dominical.
Através da Escola teológica.
Através de reuniões de estudos.
2- Perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42).
Atos 2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações
A perseverança na doutrina dos apóstolos era fundamental para o discipulado e crescimento da igreja primitiva de Jerusalém.
A palavra "doutrina" (dídaché) significa ensinar e instruir, portanto o discipulado eficaz envolve a capacidade de reproduzir e transmitir os ensinamentos recebidos do Mestre (Cristo, através dos apóstolos).
A pior falha de uma igreja, ocorre quando ela falha em ser discipulada (responsabilidade do pastor) e, consequentemente, em disciplinar outros (responsabilidade da igreja).
3- Uma igreja relacional e piedosa.
A Igreja de Jerusalém, era o modelo para os cristãos, porque era caracterizada por dois pilares essenciais:
-Relacionamentos interpessoais fortes.
-Vida de oração piedosa.
A palavra grega koinonia, traduzida como "comunhão" em (Atos 2:42), refere-se especificamente à dedicação dos primeiros cristãos à construção de bons relacionamentos.
A igreja de Jerusalém se destacava por sua constante prática de oração.
Seguindo o exemplo da igreja de Jerusalém, uma comunidade cristã vai além de atividades sociais e doutrinas, ela deve ser moldada por conexões genuínas de uma profunda vida de oração como;
Vida de oração diária: Atos 3.1 - E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
Vida de oração para o ensino: Atos 6.4 - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
Vida de oração intercessória: Atos 12.5 - Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
II– UMA IGREJA OBSERVADORA DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS
1- O Batismo.
O batismo cristão era visto pela Igreja como um passo inicial fundamental para os convertidos. Ele enfatiza que o batismo é um símbolo público de fé e um rito de entrada para uma nova vida em Cristo.
Para ser batizado, a pessoa precisava ter se arrependido dos pecados e crido em Jesus, demonstrando uma compreensão consciente do significado desse ato. O batismo serve como um testemunho público de conversão e de uma vida transformada em Cristo.
João 3:5
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Marcos 16:16
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
2- A Ceia do Senhor.
A Ceia do Senhor é uma ordenança fundamental observada pela igreja de Jerusalém, conforme evidenciado em Atos 2.42 ("no partir do pão").
Atos 2.42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Conhecida como "Ceia do Senhor", era uma parte central da fé cristã, levando os crentes ao cerne do Evangelho e ao amor de Deus. Os primeiros cristãos provavelmente combinavam a “Ceia do Senhor” com suas refeições diárias, para se lembrarem constantemente da morte de Jesus, fundamentando na igreja o preço pago por Jesus.
III- UMA IGREJA MODELO
1- Uma igreja reverente e cheia de dons.
A igreja de Jerusalém era um modelo a ser seguido, caracterizada principalmente por dois aspectos:
Reverência e Temor a Deus: A igreja possuía um profundo senso de respeito e reverência pelo sagrado, indicando uma forte percepção da presença de Deus entre eles.
Atos 2.43
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Manifestação dos Dons Espirituais: Milagres, sinais e maravilhas, que são identificados como dons do Espírito Santo, eram comuns e ornamentavam a igreja primitiva.
Romanos 15:19
Pelo poder dos sinais e prodígios, e pelo poder do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Cristo.
A igreja atual deve aprender com a igreja de Jerusalém, recuperando o respeito pelo sagrado e buscando a manifestação dos dons espirituais.
2- Uma igreja acolhedora.
Vejamos, Atos 2.44
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
O acolhimento é uma característica fundamental para uma igreja relevante.
O texto destaca que, para ser significativa, uma igreja precisa ser acolhedora, utilizando a igreja de Jerusalém como exemplo, onde os membros compartilhavam tudo e se sentiam parte da comunidade. O desafio é superar a tendência humana de se fechar e, em vez disso, abrir-se para acolher a todos.
A igreja na atualidade que segue o modelo da igreja de Jerusalém, é uma igreja inclusiva.
Ela acolhe o pecador (Sem discriminação, dissenção).
Ela doutrina o pecador (Apresenta o evangelho de Cristo).
Ela não é conivente com os erros do pecador (Mudança de vida).
3- Uma igreja adoradora.
Vejamos, Atos 2.47
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
A Igreja de Jerusalém era uma igreja adoradora, e o louvor que praticavam ia muito além de apenas cantar.
Era uma expressão de júbilo (Lucas 2.13,20).
Era uma expressão de gratidão (At 3.8).
Era uma rendição total (Romanos 12.1)
Era um reconhecimento da grandeza e dos feitos de Deus (Salmos 145.5,6).
Esse louvor era a manifestação genuína da profunda adoração, a igreja que segue o modelo da igreja de Jerusalém, não promove espetáculos.
CONCLUSÃO
Vimos, nesta lição, algumas características que marcaram a primeira igreja. Frequentemente, nos referimos a ela como a igreja Primitiva’. Vemos como sendo uma igreja ideal, modelo para todas as outras. De fato, ela é a igreja-mãe. Isso, contudo, não significa dizer que a igreja de Jerusalém não tivesse problemas. Pelo contrário, veremos em outras lições, que havia alguns bem desafiadores. Nada, contudo, que tire o seu brilho e nos impeça de nos espelharmos nela.
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