Classe Adultos
Revista: 3° Trimestre De 2025.
Tema: A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, Comunhão e Fé: A Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições.
Comentarista: Pastor José Gonçalves
Palavra chave: Pentecostes.
O termo "Pentecostes" vem do grego pentēkostḗ, que significa "quinquagésimo". Essa denominação faz referência ao fato de a festa ser celebrada cinquenta dias após a Páscoa.
Originalmente, no Antigo Testamento, a festa era conhecida por outros nomes na tradição hebraica:
Festa da Colheita.
Festa das Semanas.
Dia das Primícias dos Frutos.
Para os judeus, Pentecostes também celebrava a entrega da Lei (Torá) a Moisés no Monte Sinai, cinquenta dias após a saída do Egito, marcando a aliança de Deus com seu povo.
No Novo Testamento, a festa de Pentecostes assume um novo e central significado para os cristãos.
Evento que marca oficialmente o nascimento da Igreja e a Lei que antes foi dada ao povo por escrito, agora ela é inserida no coração dos cristãos de forma espiritual.
A descida do Espírito Santo, ocorreu em termos aproximados, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus e dez dias após a sua ascensão aos céus, com a promessa de retornar para buscar sua igreja.
Texto áureo.
"E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, con-
forme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2.4)
Verdade prática.
A lgreja nasce no Pentecostes capacitada pelo Espírito para cumprir sua missão.
Leitura Bíblica em Classe.
Atos 2:1-14
Introdução.
A igreja nasceu no dia de Pentecostes. Esse evento marcou o início de uma nova era: a era da Igreja. O Pentecostes era uma das festas mais importantes dos judeus e aconteciam cinquenta dias depois da Páscoa. Foi nesse dia especial que Deus derramou o Espírito Santo sobre todos os discípulos, batizando-os. O derramamento do Espírito no Pentecostes marca o início da Igreja como uma comunidade de profetas, como foi profetizado por Joel (JI 2.28). No livro de Atos, Lucas ensina que esse acontecimento tinha um significado especial para o fim dos tempos, pois já havia sido anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Além disso, o Pentecostes foi uma prova clara de que Jesus havia ressuscitado. O propósito desse derramamento do Espírito Santo foi dar poder à Igreja para testemunhar de Cristo ao mundo e levá-la à verdadeira adoração. Isso é o que veremos nesta lição.
Objetivos.
I) Apresentar a natureza do Pentecostalismo Bíblico;
Il) Enfatizar o propósito do Pentecostalismo Bíblico;
III) Elencar as características do Pentecostalismo Bíblico.
I- A NATUREZA DO PENTECOSTES BÍBLICO
1- De natureza divina.
Atos 2: 2,3
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
O objetivo e a ideia central do texto é explicar as manifestações da presença de Deus (teofanias) durante o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, comparando-as com a revelação de Deus no Monte Sinai.
Êxodo 19:16
E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de trombeta mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
O texto destaca que tanto no Pentecostes quanto no Sinai, Deus se revelou de forma visível e audível, através de fenômenos.
Como som (vento impetuoso, trovões),
Como fogo (línguas de fogo, grande fogo).
Como a voz (voz de Deus).
Essa comparação serve para reforçar a ideia de que os sinais observados no dia de Pentecostes eram, de fato, manifestações inequívocas da presença e ação de Deus, assim como foram no Monte Sinai quando a Lei foi entregue a Moisés.
2- Um evento paralelo ao Sinai.
O Pentecostes foi um evento de suma importância, comparável, mas superior, à experiência do Sinai na história do povo de Deus.
No Sinai, a letra da Lei foi escrita e apresentada ao povo de Deus em tábuas de pedra.
Deuteronômio 9:10,11
E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estava escrito conforme a todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembleia.
Sucedeu, pois, que ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.
No Pentecostes foi superior ao Sinai porque a Lei foi escrita nos corações.
Jeremias 31:33
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 3:3
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
No encontro no Sinai, a presença de Deus se manifestou com a entrega da Lei escrita em tábuas de pedra.
No Pentecostes houve uma manifestação ainda mais gloriosa e transformadora: a Palavra de Deus sendo escrita nos corações dos crentes pelo Espírito Santo. Isso demonstra uma transição de uma aliança baseada em mandamentos externos para uma em que a lei divina é internalizada e vivida.
3- Centrada em Cristo e nos tempos finais.
A manifestação do Espírito Santo demonstra a conexão intrínseca entre o Pentecostes e Jesus Cristo.
Fica claro que o derramamento do Espírito Santo está diretamente ligado aos eventos da vida de Jesus: Sua morte, ressurreição e ascensão.
O Pentecostes é o cumprimento de um plano divino que tem Cristo como seu pivô central e que se insere no plano escatológico de Deus para os tempos finais.
O texto desenvolve essa ideia ao mostrar que:
Cristocentrismo do Pentecostes: Pedro, em sua pregação, conecta diretamente o derramamento do Espírito Santo à obra redentora de Jesus (Atos 2.23,24, 32,33). A ausência da cruz de Cristo esvaziaria o Pentecostes de seu verdadeiro significado.
Cumprimento Profético: O Pentecostes é apresentado como a concretização da profecia de Joel (Joel 2.28), onde Deus prometeu derramar Seu Espírito sobre toda a humanidade.
Significado Escatológico: A expressão "nos últimos dias" (Atos 2.17) utilizada por Pedro indica que o Pentecostes é um evento com relevância para os tempos finais, parte do plano maior de Deus para a humanidade.
O Pentecostes não é um evento isolado, mas uma peça crucial no plano de salvação de Deus, que culmina em Cristo e aponta para os eventos finais.
II- O PROPÓSITO DO PENTECOSTES BÍBLICO
1- Promover a verdadeira adoração.
Atos 2:11
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
O objetivo central do texto é destacar que o Pentecostes, apesar de suas manifestações externas como (som, vento, fogo), tem como propósito principal a produção interna de verdadeira adoração e louvor a Deus na vida do crente.
É desviar o foco das manifestações do Pentecostes para o seu verdadeiro propósito bíblico: a adoração genuína.
O objetivo do Pentecostes reside na transformação interna que leva o indivíduo a magnificar a Deus.
A adoração é um fruto essencial da experiência pentecostal, onde as pessoas ouviam as grandezas de Deus em suas próprias línguas. Uma experiência para judeus e não judeus
Vejamos Atos 10.46
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Vejamos 1 Coríntios 14.17
Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Em resumo, o texto defende que "o Pentecostes que não adora não é bíblico", e que o "fogo pentecostal promove o verdadeiro louvor".
2- Poder para testemunhar.
Vejamos, Atos 2:20
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
Qual a verdadeira finalidade do Pentecostes para a Igreja?
A ideia central é que, embora o Pentecostes tenha um significado relacionado aos "últimos tempos" (escatológico), ele não deve levar a Igreja a uma atitude de fuga ou isolamento do mundo. Pelo contrário, o Pentecostes capacitou os crentes com poder para testemunhar e cumprir sua missão neste mundo até o retorno de Cristo, em vez de se isolarem à espera de Sua volta. A Igreja, mantém a esperança na volta de Jesus, agindo ativamente no presente, usando o poder recebido para sua missão evangelizadora.
III- CARACTERÍSTICAS DO PENTECOSTES BÍBLICO
1- Uma experiência específica.
Vejamos, Atos 1.5,8
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.
O objetivo principal do texto é demonstrar que o batismo no Espírito Santo, conforme descrito em Atos dos Apóstolos, é uma experiência distinta da salvação (regeneração).
Mesmo pessoas já salvas e regeneradas, como os discípulos de Jesus antes do Pentecostes, necessitavam e receberam uma experiência adicional: o batismo no Espírito Santo. Este evento, que ocorreu no dia de Pentecostes, é apresentado como um derramamento do Espírito capacitando os crentes, e não como o ato que os torna salvos. A obra salvífica de Jesus na cruz é apontada como a provisão para essa bênção pentecostal.
Atos 2:33
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
2- Uma experiência definida e contínua.
Vejamos, Atos 2:4
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
O objetivo principal do texto é afirmar que a evidência inicial e principal do batismo no Espírito Santo é o falar em outras línguas.
Embora o enchimento do Espírito Santo possa trazer manifestações como alegria ou amor, a Bíblia aponta o falar em línguas como o sinal distintivo e incontestável de que uma pessoa foi batizada no Espírito (Evidência física).
Foi essa manifestação específica do Batismo no Espírito Santo que convenceu os crentes judeus de que os gentios também haviam recebido o Espírito Santo.
Atos 10:44-46
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
3- As línguas e o amor.
O falar em outras línguas é o sinal primordial e objetivo do batismo no Espírito Santo, e não sentimentos subjetivos como grande alegria ou um amor afetuoso.
Vejamos o que Paulo nos ensina, em Romanos 5:5
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
O texto argumenta que, embora o amor de Deus seja derramado no coração pelo Espírito Santo, para uma igreja pentecostal, o amor é um sinal de crescimento e maturidade em Cristo, e não uma evidência inicial do batismo no Espírito Santo.
É a salvação em Jesus que promove dentro do ser humano o desejo de amar, porque Deus nos amou primeiro, mas não caracteriza uma iniciação do batismo no Espírito, e sim, uma ação da regeneração.
1 João 4:19
Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
CONCLUSÃO
Como vimos, o Pentecostes marcou o início da era da Igreja. Jesus, agora glorificado, batizou os crentes no Espírito Santo (At 2.4), e o Espírito Santo os inseriu no Corpo de Cristo, que é a Igreja (1 Co 12.13), cujo nascedouro foi no Pentecostes. Esse evento é essencial porque mostrou que Deus deseja uma Igreja capacitada para cumprir sua missão que é pregar o Evangelho ao mundo, tanto por palavras quanto por ações. No entanto, essa missão só pode ser realizada com êxito pelo poder do Espírito Santo.
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