quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Lição 11: Uma Igreja hebreia na casa de um estrangeiro | 3° Trimestre de 2025-Prof. André Bernardo

 TEMA:  A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, Comunhão e Fé: A Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições

Comentarista: pastor José Gonçalves 


Palavra-Chave: ACEITAÇÃO

A palavra aceitação vem do latim acceptatio.

O significado etimológico de aceitação é a "ação de pegar para si" ou "tomar para si". Isso representa a ideia de receber algo, seja um objeto, uma ideia ou uma situação, e considerá-lo como seu, sem resistência.

Objetivos da Lição:

I) Mostrar que Deus incluiu os gentios em seu plano de salvação;

II) Ressaltar que a salvação é oferecida a todos os que creem em Jesus, independentemente de sua origem étnica ou cultural;

III) Enfatizar a obra do Espírito Santo como confirmação do agir de Deus entre os gentios, demonstrando que o Pentecostes não foi exclusivo dos judeus.


TEXTO ÁUREO

“Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?” (Atos 10.47).


VERDADE PRÁTICA

O episódio da igreja hebreia na casa do gentio Cornélio demonstra que Deus não faz acepção de pessoas.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 10:1-8; 21-23; 44-48.


INTRODUÇÃO

Nesta semana, estudaremos sobre como a igreja judaica de Jerusalém deu um passo gigantesco quando foi chamada por Deus para compartilhar sua fé com pessoas de outras nações. O apóstolo Pedro foi escolhido divinamente para pregar as Boas-Novas da salvação aos gentios, o que na época não era aceitável. Atos 10 é uma das mais impressionantes histórias da Bíblia, onde fica evidente o grande amor e graça de Deus em salvar a todos aqueles que demonstrem fé na pessoa do seu bendito Filho, Jesus Cristo. Lucas destaca em seu livro que os gentios foram salvos e receberam o dom do Espírito da mesma forma que os judeus no Pentecostes.


I- A REVELAÇÃO DE DEUS AOS GENTIOS

1- A visão de Cornélio. 

“foto de Cornélio tendo uma visão”

O centurião romano Cornélio é destacado por sua fé e devoção a Deus, mesmo antes de conhecer a Cristo. Embora fosse piedoso e temente a Deus, sua salvação para ser completa dependia de ouvir a mensagem do Evangelho.


  • Deus o escolheu para uma revelação especial. 

  • Um anjo apareceu a Cornélio, instruindo-o a chamar o apóstolo Pedro para pregar a ele e sua família. 

  • Essa revelação de Deus não apenas levou à salvação de Cornélio, mas também marcou um momento crucial: a inclusão dos gentios na Igreja.

2- A experiência espiritual de Pedro. 

“foto de Pedro tendo uma visão”

De acordo com o texto de Atos 10:11,12, o apóstolo Pedro teve uma visão divina que o preparou para uma missão importante. Ele foi escolhido para levar a mensagem do Evangelho a Cornélio, um gentio (não-judeu), algo que, para a cultura judaica da época, não era esperado.

Sabendo que essa missão seria um desafio para as crenças de Pedro, Deus usou a visão para mostrar que a salvação é para todos os povos, e não apenas para os judeus. Pedro entendeu a importância dessa revelação, a ponto de levar seis outros irmãos consigo para a missão (At 10.23; 11.12; 15.7).

3- A urgência da pregação do Evangelho. 

“foto de pessoas distribuindo folhetos”

Embora Deus possa, de forma excepcional, revelar seu plano de salvação a alguém através de meios extraordinários como anjos, essa não é sua forma de agir. A maneira usual e estabelecida por Deus é através da “pregação do Evangelho”.

  • A base para essa missão é a vontade divina de salvar a todos. 

(1 Timóteo 2:3,4).

3. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4. que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. 

  • Por isso, a Igreja tem a responsabilidade de levar a mensagem de salvação a todas as pessoas. 

(Marcos 16:15)

15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

  • O apóstolo Paulo reforça essa ideia, dizendo que Deus decidiu salvar aqueles que creem por meio da pregação.

(1 Coríntios 1:21)

21. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Portanto, não é necessário esperar por uma comissão especial de um anjo para pregar. A ordem para evangelizar já foi dada por Deus à sua Igreja.

II- A SALVAÇÃO DOS GENTIOS

1- Pregação aos gentios. 

“foto de uma pessoa anunciado evangelho”

Em Atos 11.14, Pedro recebe a missão de pregar para a casa de Cornélio. A mensagem de Pedro é centrada em Cristo e se baseia em três pontos principais.

Os Três Eixos da Mensagem de Pedro

  1. Deus ama a todos (Atos 10.34): A salvação não se limita a um grupo específico;

  2. Deus quer salvar a todos (Atos 10.35): Pedro entende que a salvação não depende apenas de seguir a lei judaica, mas está disponível a qualquer pessoa de qualquer nação que "teme" a Deus.

  3. Cristo é o Senhor de todos (Atos 10.36): Cristo é o ponto central do Evangelho e a fonte de todas as bênçãos. A salvação é encontrada somente através Dele.

2- A conversão dos gentios. 

“foto de pessoas se batizando”

A salvação, oferecida pela “mensagem da cruz", é acessível a todos, tanto judeus quanto gentios. Ela não é um privilégio exclusivo de um único povo, mas um chamado universal.

Para serem salvos, os indivíduos devem se “arrepender” de seus pecados e ter “fé em Jesus Cristo”

A salvação não é imposta; ela requer uma escolha pessoal de crença. Inicialmente, muitos judeus convertidos acreditavam que a salvação era apenas para eles. No entanto, o texto de Atos 11, mostra que Deus, em sua soberania e graça, planejou a salvação também para os não judeus que se arrependessem e professassem o nome de Jesus.

Os judeus convertidos reconheceram, com admiração, que Deus abriu a “porta da fé” também para os gentios, demonstrando que a salvação está disponível a todos que creem e se arrependem.

III- O ESPÍRITO DERRAMADO SOBRE OS GENTIOS

1- O Espírito prometido. 

“foto do espírito santo sobre as pessoas”

O batismo no Espírito Santo é um evento central na Igreja Primitiva, especialmente para os gentios. O ponto alto foi a experiência na casa de Cornélio, que demonstrou que essa benção não se restringia aos judeus.

Pontos Chaves:

  • Inclusão dos Gentios: O batismo do Espírito Santo na casa de Cornélio (Atos 10:44-46) foi um marco que provou que a promessa de Deus era para todos.

  • A "Benção de Abraão": Pedro e o apóstolo Paulo consideravam o recebimento do Espírito Santo como o cumprimento da "bênção de Abraão" registrado em Gálatas 3:14 e Atos 15:16.

  • Promessa Universal: Afirma que a promessa do batismo no Espírito Santo, profetizada por Joel, é para "toda carne" (Atos 2:17), e para "todos quantos nosso Deus chamar" (Atos 2:39).

  • Acesso para todos os Cristãos: A promessa é acessível a todos que creem em Cristo, independentemente de sua origem, ou de pertencerem a uma classe social específica.

2- O Espírito recebido. 

“foto do espírito santo sobre as pessoas”

Quando os gentios em Cesareia se converteram ao cristianismo, o Espírito Santo foi derramado sobre eles. Os judeus convertidos que acompanhavam o apóstolo Pedro ficaram surpresos ao verem que os gentios também recebiam esse dom (Atos 10:45)

A evidência de que eles haviam recebido o Espírito foi o fato de começarem a falar em línguas e a louvar a Deus, um padrão que já era reconhecido pela comunidade cristã da época (Atos 10:46).

3- Um pentecoste “visto” e “ouvido”. 

“foto do espírito santo sobre as pessoas”

Quando criticado por outros judeus por visitar a casa de um gentio, Pedro defendeu sua ação usando a experiência de Cornélio em Cesareia (Atos 11:15-18).

Ele argumentou que os gentios haviam recebido o mesmo derramamento do Espírito Santo, com a manifestação de línguas, que os judeus haviam experimentado no dia de Pentecostes (Atos 2:4). 

Para Pedro, o fato de os gentios terem tido essa mesma experiência pentecostal, que foi claramente visível e audível, confirmava a autenticidade da fé deles.

CONCLUSÃO

A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todas as pessoas (Tt 2.11). A missão da igreja na casa do gentio Cornélio mostra como o amor de Deus pode alcançar todas a pessoas, independentemente de cor e raça, que abrem o seu coração à poderosa mensagem da cruz. Aqui também vemos que a fé evangélica não é algo subjetivo, mas marcada pela ação e presença real do Espírito Santo na vida daquele que crer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lição 13: A assembleia de Jerusalém | 3° Trimestre de 2025-Prof. André Bernardo

  TEMA:  A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, Comunhão e Fé: A Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições Objetivos da Lição: I) ...