INTRODUÇÃO
A Igreja herdou dos judeus muitas ideias e práticas no campo teológico e ético, visto que a jornada histórica da Igreja começou em Jerusalém no dia de Pentecostes numa comunidade judaica. E esses pontos de interseção levaram alguns a confundir a Lei de Moisés com a Graça. Nesta lição, veremos que Gálatas 2 é um relato de um dos debates que mostram o limite entre Judaísmo e Cristianismo, e os apóstolos, principalmente Paulo, tiveram muita dificuldade de mostrar isso aos judaizantes.
I- PREVENINDO-SE CONTRA A TENDÊNCIA JUDAIZANTE
1- Subindo outra vez a Jerusalém (Gl 2.1,2).
Qual foi o motivo de Paulo retornar a Jerusalém?
Foi a revelação do irmão Ágabo.
Atos 11:28-30
28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
2- Objetivo da reunião.
Paulo aproveitou o momento com os irmãos da igreja de Jerusalém e fez um relato de suas ministrações aos gentios!
Gálatas 2:2.
2 – E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
Essa reunião não foi um concílio ou sínodo?
Essa reunião foi uma conversa informal.
O primeiro Concílio definiu várias questões sobre a história do cristianismo. Ela ocorreu depois desses eventos relatados em Atos.
Atos 15:2.
2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
3- Tito e a circuncisão (v.5).
Quando começou a discussão?
Quando Paulo e Barnabé apresentaram Tito, um grego convertido da igreja de Antioquia que os acompanhou para levar os donativos aos irmãos da judéia.
Gálatas 2:1
1- Depois, passados catorze anos, subi, outra vez, a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
Quais foram as razões pela qual Paulo não cedeu aos argumentos dos judaizantes?
Primeiro: A verdade do evangelho.
Gálatas 2:5.
5 – aos quais, nem ainda por uma hora, cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
Segundo: O futuro do Cristianismo.
Gálatas 2:4.
4 – E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
II- A TENDÊNCIA JUDAIZANTE NO INÍCIO DA IGREJA
1- O espanto do apóstolo.
Paulo ficou espantado com a rapidez com que outro evangelho espalhou entre os gálatas!
Gálatas 1:6-8
6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
2- Quem eram os judaizantes (v.4)?
Eram os judeus convertidos.
O termo judaizante vem do verbo grego ioudaizō, “viver como judeu, adotar costumes e ritos judaicos”, e aparece uma única vez no Novo Testamento
Gálatas 2.14.
14 – Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a víverem como judeu?
Esses judaizantes eram falsos irmãos.
Gálatas 2: 4.
4 – E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem
em servidão;
Esses judaizantes, eram os homens que haviam feito os irmãos de Gálatas desviarem da verdadeira fé.
Gálatas 1:7.
7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Esses judaizantes, eram mentirosos e enganadores (Tiago desmascarou).
Atos 15:24.
24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Esses judaizantes eram legalistas entre os judeus, e por isso chamados de judaizantes.
Atos 15:1.
1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
3- O clima de tensão (vv. 3-5).
Quem foram os penetras que entraram na reunião sem terem sido convidados?
Foram os inimigos da liberdade cristã, os judaizantes, penetraram na reunião, causando confusão.
Presente na reunião, estavam João, Pedro e Tiago e os falsos irmãos (judaizantes) entraram sem serem chamados para gerar o caos e confundir os presentes com argumentos legalistas. Argumentando que Tito acompanhado de Paulo e Barnabé, como havia se convertido a Jesus, teria que se circuncidado, conforme a lei de Moisés!
Gálatas 2:3-5
3 – Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
4 – E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
5 – aos quais, nem ainda por uma hora, cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
Por que o Concílio de Jerusalém foi um marco importante na história do cristianismo?
Foi por várias razões:
Decisão Fundamental: A decisão do Concílio abriu as portas para a expansão do cristianismo entre os gentios, permitindo que a mensagem do Evangelho alcançasse um público muito maior.
Unidade da Igreja: O Concílio ajudou a manter a unidade da igreja primitiva, resolvendo uma questão que poderia ter causado uma divisão significativa.
Base Doutrinária: O Concílio estabeleceu um precedente importante para a resolução de disputas doutrinárias na igreja, mostrando a importância do diálogo, da oração e da busca pela orientação do Espírito Santo.
Liberdade do Evangelho: O Concílio reafirmou a centralidade da fé em Jesus Cristo para a salvação, libertando os gentios da obrigação de seguir as leis judaicas e enfatizando a graça de Deus.
III – A TENDÊNCIA JUDAIZANTE HOJE.
1- O mesmo Evangelho (vv.7-9).
Gálatas 2:7-9
7 – antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
8 – porque aquele que opera eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios,
9 – e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos os gentios e eles, à circuncisão;
Havia dois evangelhos? Da Circuncisão e o da Incircuncisão.
Não! Havia Pedro encarregado de pregar aos circuncisos.
Atos 2:14.
Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Havia Paulo foi encarregado de pregar aos incircuncisos, os gentios.
Atos 9:15.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
Agora a essência era a mesma?
A essência deve sempre ser a mesma, senão não é evagelho.
Efésios 4:4-6.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
2- O perigo da doutrina judaizante.
Quais as ameaças dessa doutrina judaizante?
Ameaça, à liberdade cristã.
Eliminando os dons espirituais, o batismo no Espírito Santo.
Romanos 3:24.
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ameaça, do Cristianismo se tornar uma mera seita judaica.
Gálatas 1:8,9
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
3- As práticas judaizantes atuais.
Vejamos as práticas que estão sendo aplicadas como doutrina em muitas denominações, indo contra o verdadeiro cristianismo.
A guarda do sábado.
A observância rigorosa das leis dietéticas do judaísmo (Alimentação).
A liturgia da sinagoga (leitura da Torá, dos livros dos profetas).
O uso do shofar, (“trompa”, geralmente feito de chifre de carneiro).
O uso de talit, (manto ou xale, usado para oração).
O uso do kippa, (um chapeuzinho).
O solidéu (igual ao kippa, só que maior).
O Menorah, (candelabro judeu).
A bandeira de Israel.
a) Os judeus messiânicos devem parar com as suas práticas?
Os judeus messiânicos, principalmente em Israel, seguem a tradição judaica. Isso acontece simplesmente para preservar a identidade cultural deles tendo amparo neotestamentário.
1 Coríntios 7:18a.
É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado.
“O judeu que se converte a Cristo, não precisa mudar a sua tradição e cultura.”
b) Os não judeus, devem praticar os ritos judaicos?
Não precisam se judaizar, é errado um não judeu adotar práticas judaicas na liturgia e no dia a dia para imitar o Judaísmo.
1 Coríntios 7:18b.
É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide.
Paulo conclui, 1 Coríntios 7:20
Cada um fique na vocação em que foi chamado.
Atenção!
Denominações, pastores que usam as práticas judaicas em suas liturgias, estão agindo contra a palavra do Senhor!
Mesmo que estudamos, pregamos e ensinamos sobre passagens do Novo Testamento e Antigo Testamento, as práticas litúrgicas devem seguir os ensinos da Nova Aliança, caso contrário, corremos o risco de anular a graça que uma vez nos foi dada.
Mateus 9:16
16 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
CONCLUSÃO
O resultado da reunião foi desfavorável aos judaizantes. Só o fato de os apóstolos, sendo judeus, concordarem com a explicação sobre a especificidade de cada grupo dada por Paulo, já apontava o engano desses legalistas sobre a obra salvífica em Cristo. Esse resultado serviu tanto aos gálatas como a todo o Cristianismo nesses mais de vinte séculos de história. Assim, a diferença entre os judeus messiânicos e os cristãos judaizantes atuais é que os judeus estão preservando uma cultura hereditária do seu povo e os judaizantes colocando “remendo novo em pano velho” (Mt 9.16).
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