quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Lição 04 [ADULTOS]: Deus É Triúno | 1° Trimestre de 2025-Prof. André Bernardo.

 Perguntas introdutórias.


1-Deus é transcendente?

Transcende: Significa que algo está além ou acima de algo mais. Podemos dizer que Deus é transcendente ao mundo, o que significa que ele está além do mundo físico e não está limitado por ele.


2-Qual o significado de, modalismo, unitarismo e triteísmo?

O Modalismo: Uma Visão Simplificada.

Modalismo é uma antiga crença cristã que tenta explicar a natureza de Deus de uma forma diferente da Trindade tradicional. Em vez de ver Deus como três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo), os modalistas acreditam que Deus é uma única pessoa que se manifesta de diferentes modos ou maneiras.


O Unitarismo: Uma Visão Geral

O unitarismo é uma corrente teológica que se concentra na unidade de Deus. Em contraste com a doutrina da Trindade. Os unitários acreditam que Deus é um ser único e indivisível.

Princípios Fundamentais


O Unitarismo é uma corrente teológica cristã que se destaca pela crença em um único Deus, em contraste com a doutrina da Trindade, que prega a existência de Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Os unitaristas acreditam que Deus é uma única entidade indivisível.


O Triteísmo é uma doutrina cristã considerada uma heresia por algumas denominações. Ela propõe que a Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - não são três pessoas em um único Deus, mas sim três entidades divinas separadas e distintas, como se fossem três deuses individuais


3-A palavra Trindade é descrita na bíblia?

Não a palavra Trindade não está descrita literalmente na bíblia, porém a bíblia apresenta indícios comprobatórios da Trindade. 


4-A Trindade é um conceito judaico?

A Trindade não é um conceito judaico, porque o judaísmo é monoteísta, a Trindade é um conceito cristão, onde no século II e III, começaram as discussões a respeito, depois em 325 d.C, aconteceu o “Concílio de Nicéia, onde se definiu as diretrizes a respeito da Trindade e definições do eram as heresias sobre o assunto.

INTRODUÇÃO

O Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, a “Trindade”, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade.


I- COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE

1- A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão. 


As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus, é o mesmo Deus do Novo Testamento.

 

  • Confirmação na escritura judaica:

2 Reis 19.15;

15 E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.


  • Confirmação na escritura cristã:

Marcos 12.29-32.

29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;


  • Na confissão de fé do judaísmo, o monoteísmo não contradiz a Trindade Santa.

Deuteronômio 6:4.

4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 


  • O verso lido é uma declaração a Israel, onde a frase toda, apresenta um sentido de unidade simples.

  • Agora a palavra “Único”, dentro do verso, a partir da tradução judaica, esclarecida pelos teólogos e pelo comentarista da lição, diz que o sentido usado é composto, indicando uma unidade pluralizada atribuindo a “Trindade Santa”.


Portanto a palavra hebraica ‘echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne”.


Exemplo em Gênesis 2:24, a palavra “echad” é usada para descrever a união de um homem e uma mulher em um só corpo: "Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne"1. Aqui, “uma só carne” (echad) implica uma unidade composta de duas pessoas.


2- Evidência no Antigo Testamento. 

Outras evidências no Antigo Testamento a respeito da Trindade, são as pluralidades da unidade de Deus, vejamos alguns versos que nos apresentam essa evidência:

Gênesis 1:26 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.


Gênesis 3:22 

Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,


3- Revelada no Novo Testamento. 

A Trindade também é revelada no Novo Testamento em diversas passagens, vejamos os principais:

  • Na grande comissão: Mateus 28:19.


  • Na distribuição dos dons espirituais: 1 Coríntios 12.4-6.


  • Na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária: 2 Coríntios 13.13.


Vejamos as explicações sobre o que é a Trindade:

  • A Trindade consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.


  • É a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em poder, glória, majestade e eternidade, da mesma substância, embora distintas.



II- AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE

São duas as principais heresias contra a Trindade: o Unicismo e o Unitarismo. Ambas são contrárias à Bíblia, condenadas pelas igrejas antigas e rejeitadas pelos principais ramos do Cristianismo. Esta lição, está abordando apenas “Unicismo”.


1- O Unicismo. 

O movimento unicista existe desde o século 3, possuindo quatro vertentes deste pensamento.

  • Monarquianismo: Enfatiza a unidade absoluta de Deus.

  • Modalismo: Enfatiza que Deus é uma única pessoa que se manifesta de diferentes formas.

  • Patripassianismo: Enfatiza que Deus Pai, Filho e Espírito Santo são uma única pessoa que se manifesta de diferentes formas ao longo da história.

  • Sabelianismo: Enfatiza que Deus é uma única pessoa que se manifesta de diferentes formas ou "modos" ao longo da história: como Pai na criação, como Filho na redenção e como Espírito Santo na santificação.

Os principais representantes destes movimentos foram Noeto, Práxeas e Sabélio.


O Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho e nem a do Espírito Santo (o que é deidade: termo atribuído a um ser divino, que é adorado, reverenciado), mas nega a Trindade.


  • Consiste em negar a Trindade, ensina ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade.


  • A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas. Portanto uma unidade composta!


  • Relato clássico e evidente, sobre a Trindade.

Mateus 3.16,17.

E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


2- A verdade bíblica. 

  • Quem faz a leitura da bíblia, consegue perceber claramente a distinção das três pessoas da Trindade, sem conhecer a respeito da Trindade.


  • Os primeiros critãos, não tinham dúvidas sobre a distinção das três pessoas da Trindade, foi a partir do século 3, por Sabélio, fazendo uma interpretação errada do monoteísmo judaico e dos ensinos do Novo Testamento, que deu início a essa discussão.


Vejamos passagens bíblicas, que é possível perceber as distinções:


  • No batismo de Jesus, Mateus 3.16.

  • Na oração sacerdotal de Jesus, João 17.

  • No anúncio de Jesus sobre a vinda do Consolador, João 14.16,26.



III – UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE

1- O problema. 

Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. 


Quais os principais meios de divulgação da doutrina unicista por esses movimentos?

Redes sociais.

Ministrações.

Música.


Vejamos as denominações religiosas mais conhecidas que seguem o Unicismo:


  1. Igreja Pentecostal Unida do Brasil (sede nacional, MG): Esta denominação é uma das principais adeptas do Unicismo no Brasil.

  2. Palavra Original (sede, MG): Outra denominação que segue os ensinamentos unicistas.

  3. Igreja Voz da Verdade (sede, SP): Conhecida por suas pregações e músicas, também adota a doutrina unicista.

“Essas denominações enfatizam a importância do batismo somente em nome de Jesus Cristo.”


Jesus disse que a “vida eterna” implica esta distinção: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3).

Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mateus 11.27).


2- Uma reflexão bíblica. 

O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte.

Mateus 7.21-23.

21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 

22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 

23. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.


Assim, convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. A bíblia é a nossa única fonte de doutrina e não nossas emoções, somos norteados pela palavra e guiados pelo Espírito Santo.

João 16:13. 

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 


3- A posição oficial. 

O Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo.


Gálatas 1:9. 

Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.


CONCLUSÃO

A introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em Trindade, e Trindade em unidade; Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lição 13: A assembleia de Jerusalém | 3° Trimestre de 2025-Prof. André Bernardo

  TEMA:  A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, Comunhão e Fé: A Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições Objetivos da Lição: I) ...