quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Lição 06 [ADULTOS]: O Filho É igual com o Pai | 1° Trimestre de 2025-Prof. André Bernardo.

 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 10.30-38
30- Eu e o Pai somos um.
31- Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem.
32- Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais?
33- Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
34- Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
35- Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
36 àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim, e eu, nele.


INTRODUÇÃO

Essa porção bíblica do Evangelho de João é uma das mais contundentes em mostrar que o Filho é igual ao Pai. Afirmar que Jesus é o Filho de Deus, mas não o próprio Deus, é uma contradição em si mesma. O embate de Jesus com os religiosos do templo de Jerusalém revela essa verdade. É isso que a presente lição pretende mostrar e explicar com sólidos fundamentos escriturísticos.


Palavra-Chave: Unidade

A palavra "unidade" tem vários significados dependendo do contexto em que é usada. Seguem duas interpretações comuns:

  1. Coesão ou Solidariedade: Refere-se à integração e harmonia entre pessoas ou grupos, onde há um senso de comunhão e propósito compartilhado.

  2. Singularidade: É a qualidade de ser único ou indivisível.


I – A DOUTRINA BÍBLICA DA RELAÇÃO DO FILHO COM O PAI

1- Ideia de filho. 

  • No conceito do pensamento judaico, a ideia de “Filho”, implica na igualdade com o pai na forma de costumes, associação.

Como, descendente, neto, bisneto, possuindo as mesmas características fisiológicas.

Mateus 23.29-31. 

29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,

30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.

31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.


  • Uma das ideias de “Filho” na Bíblia é a identidade de sua natureza física, isso pode ser visto através do paralelismo poético nos salmos:

 “que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?” Salmo 8.4. 

A ideia de “homem mortal” é repetida em “filho do homem”. Isso para expressar sua natureza.


2- Significado teológico. 

  • Indica igualdade de natureza, mas na sua substância. 

É o que acontece com Jesus, Ele é chamado Filho de Deus no Novo Testamento porque Ele é Deus e veio de Deus.

Jesus mesmo disse:

  •  “eu saí e vim de Deus” (Jo 8.42); 


  • “Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai” (Jo 16.28). 


3- O Filho é Deus. 

  • Filho de Deus é uma expressão bíblica para referir-se à relação única do Filho Unigênito com o Pai. 

É apresentado, possuindo a mesma substância do Pai. 

Não diferente, menor, ou criado.


  • A expressão “Filho de Deus” revela a divindade de Cristo. 

Essa verdade está clara na bíblia. Por isso, é incomum haver debates sobre o tema, vejamos o exemplo.


  • Problemática no verso. 

Salmo 45:6,7.

6 O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.

7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.


Como o Deus do versículo 7, ungir o Deus do versículo 6?


  • Explicação do verso.

Hebreus 1.8.

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino”.


A resposta é que o salmista está falando por inspiração divina sobre Jesus Cristo, mostrando a relação entre o Pai e o filho, apresentando uma unidade pluralizada.


II – A HERESIA DO SUBORDINACIONISMO

1- Orígenes. 

Significado: O Subordinacionismo é uma doutrina que declara ser o “Filho” subordinado ao Pai ou um deus secundário ou menos divino que o Pai. 

O principal mentor dessa doutrina foi Orígenes nos anos de (185-254).


Quem foi Orígenes?

Orígenes de Alexandria foi um teólogo, filósofo neoplatônico e escritor cristão do século III, considerado um dos mais importantes pensadores da Igreja Primitiva. Ele nasceu em Alexandria Egito, por volta do ano 185 d.C., em uma família cristã. Orígenes destacou-se por sua erudição e profundo conhecimento das Escrituras Sagradas. 

Apesar de suas contribuições, Orígenes foi alvo de controvérsias e foi condenado como herege por algumas correntes da Igreja devido a suas ideias sobre a preexistência das almas e a possibilidade de salvação para todos os seres.


Nas complexas literaturas de Orígenes, possui ideias em acordo e ideias contrárias à ortodoxia da igreja, como também ideias obscuras de modo que os estudiosos do assunto até hoje ficam divididos.

Ele exerceu grande influência no Oriente por mais de 100 anos.

  • Havia os que apoiavam Ário usando as ideias de Orígenes como base;


  • Também havia os que apoiavam Alexandre, opositor de Ário, que também baseavam se  nas mesmas ideias de Orígenes.


A ideia da Trindade de acordo com Orígenes era subordinacionista: 

  • O Filho subordinado ao Pai e o Espírito Santo subordinado ao Filho.


A Bíblia revela a igualdade das três pessoas da Trindade, refutando a ideia subordinacionista.

Mateus 28.19;

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;


2- No período pré-niceno. 

Pré niceno, quer dizer, antes do Concílio de Nicéia em 325 d.c.


O Subordinacionismo foi, nos Séculos II e III, uma tentativa, ainda que equivocada, de preservar o monoteísmo, negando a unidade de Jesus com Deus, mesma substância. 

Seus expoentes consideravam Cristo como Filho de Deus, inferior ao Pai. 


3- Métodos usados pelos subordinacionistas. 

Já estudamos, até agora, o ensino bíblico sobre Jesus como verdadeiro homem e ao mesmo tempo verdadeiro Deus. 


Romanos 1:1-4

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

2 O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,

3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,


Romanos 9:5

5 Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.


  • Quais os versos que os subordinacionistas consideram? 


Nascimento de Jesus

   - Lucas 2:7 - "E ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."

   

Jesus Crescendo e Aprendendo.

   - Lucas 2:52 - "E Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens."


Jesus Sentindo Fome e Cansaço.

   - João 4:6 - "Estava ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia."

   - Mateus 4:2 - "Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome."


Jesus Chorando.

   - João 11:35 - "Jesus chorou."


Jesus Sentindo Agonia.

   - Lucas 22:44 - "Estando angustiado, ele orou mais intensamente, e o seu suor era como gotas de sangue caindo ao chão."


  • E quais os versos que eles desconsideram?

Jesus o Verbo que estava com Deus.

João 1:1. 

   - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."


A unidade de Jesus com o Pai.

João 10:30.

   - "Eu e o Pai somos um."


Jesus, a segunda pessoa da Trindade. 

João 14:9.

   - "Jesus lhe disse: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"


Jesus o primogênito de Toda Criação.

Colossenses 1:15-17.

   - "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele."


Jesus o Deus onipotente.

Hebreus 1:3.

   - "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas."


III – COMO O SUBORDINACIONISMO SE APRESENTA HOJE

1- No contexto islâmico. 

  • O Islamismo não considera Jesus como o Filho de Deus, mas como messias e profeta, e coloca Maomé acima dele. 


O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, isso com base numa péssima interpretação, pois significaria uma relação íntima conjugal entre Deus e Maria.


Judas 1.10

10 Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.


  • Até mesmo Satanás e os seus demônios reconhecem que Jesus é o Filho do Deus Altíssimo e o Islamismo não!

Marcos 5.7

7 e gritou em alta voz: "Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! ".


  • Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, não houve relação carnal, pois isso fere a Santidade de  Deus!

Lucas 1.35

35 O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.


2- O movimento das Testemunhas de Jeová. 

  • Este confessa publicamente que crê na existência de vários deuses: o Deus Todo-poderoso, Jeová; depois o deus poderoso, Jesus; e em seguida outros deuses menores, incluindo bons e maus. 


É possível afirmar que este entendimento sugere uma tendência ao politeísmo, onde os adeptos acreditam e adoram múltiplas divindades, cada uma com suas próprias características, poderes e esferas de influência.


  • A bíblia, faz menção de falsos deuses, não de vários deuses.

Gálatas 4.8

8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.


  • Declaração de Paulo sobre politeísmo.

1 Coríntios 8.6

6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.


CONCLUSÃO

O termo “filho” em relação a Jesus tem sido assunto de debate teológico desde o período dos Pais da Igreja. A interpretação bíblica que se faz é: Jesus é Filho Unigênito não porque foi gerado, mas sim porque é da mesma substância do Pai.


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