quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Lição 07 [ADULTOS]: As Naturezas Humana e Divina de Jesus | 1° Trimestre de 2025-Prof. André.

 Vamos ler a INTRODUÇÃO da revista.

Uma vez estabelecida definitivamente a Cristologia em Nicéia (325) e a Trindade em Constantinopla (381), surgem novas especulações teológicas em torno das naturezas de Cristo: humana e divina. Essas controvérsias deram origem ao Concílio de Calcedônia (451), hoje um bairro de Istambul, na Turquia. A presente lição é sobre o Nestorianismo e Monofisismo, dois pensamentos considerados heréticos no Concílio de Calcedônia.


Vamos analisar a Palavra-Chave proposta na lição que é: Natureza.


A palavra “natureza” tem vários significados, dependendo do contexto. Aqui estão duas deles:

  1. Essência do ser: A substância ou qualidade essencial que define algo ou alguém.


  1. Características humanas: Conjunto de traços psicológicos e espirituais que caracterizam uma pessoa.


primeiro ponto, O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS


assunto 1- “Descendência de Davi segundo a carne” 

Vejamos Romanos, capítulo 1, verso 3.

Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,


  • A Revelação de Jesus, como filho do homem.

O apóstolo está se referindo aos ancestrais de Jesus. Ele veio de uma família humana de carne e ossos, que vivia entre o povo de Israel. 

Jesus foi concebido no ventre de Maria, uma virgem de Israel, pelo Espírito Santo.


Lucas, capítulo 1, verso 35.

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.


assunto 2- “Declarado Filho de Deus em poder”. 

Vejamos Romanos, capítulo 1, verso 4.

Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,


  • A Revelação de Jesus, como filho de Deus.

Essa expressão indica a divindade de Jesus, reforçado pelas palavras “Jesus Cristo, nosso Senhor”. 


Romanos, capítulo 9, verso 5.

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.


O Senhor Jesus era judeu, descendente de Israel e, ao mesmo tempo, é o “Deus bendito eternamente”.


assunto 3- O antigo hino cristológico. 

Vejamos Filipenses, capítulo 2, verso 5 e 6.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,


  • O status de Cristo antes da sua encarnação.

O texto explica que, embora Jesus seja Deus, Ele não usou as prerrogativas da sua divindade durante seu ministério terreno. 


  • letra A) Mesmo que usasse essas prerrogativas, isso não seria considerado usurpação.

  • letra B) Paulo enfatiza o aspecto humano de Cristo.

  • letra C) Ele ensina claramente sobre as naturezas humana e divina de Cristo em uma só Pessoa.

  • letra D) O termo grego “morphē”, “forma”, indica uma essência imutável, então Jesus nunca deixou de ser Deus.


segundo ponto, AS HERESIAS CONTRA O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS


assunto 1- Quem foi Nestório? 

Ele foi bispo da igreja em Constantinopla entre (428-431). 


Quais as contribuições de Nestório a igreja?


  • Nestório discordava do título dado à Maria, defendido por Cirilo de Alexandria (376-444), “mãe de Deus”, em grego theotokos, “portadora de Deus”. Ele sugeriu “receptora de Deus”. 


O que Nestório reconhecia sobre Maria?


  • Maria foi a mãe do Jesus humano (Mateus, capítulo 2, versos 11 13 14 20 e 21), e não mãe de Deus, visto que Deus é eterno e Jesus sendo Deus, Maria não poderia ser a mãe de Deus. (Salmo, capítulo 90, versos 2 e capítulo 93, versos 2; Isaías, capítulo 40, verso 28. 


assunto 2- Nestorianismo. 

O que Nestório defendia?

  • letra A) A formulação dos pais nicenos. (Homens importantes na defesa do credo niceno).

  • letra B) A divindade de Cristo e a humanidade definida no Credo. (Documento que expressa as crenças fundamentais do cristianismo ortodoxo).

  • letra C) Defesa da ideia de que Jesus possuía duas naturezas, humana e divina.


Qual foi o seu argumento para essa ideia?

  • O argumento encontrado para confirmar as duas naturezas de Cristo, foi em Gênesis, capítulo 2, verso 4, comparando as naturezas de Cristo com a formação da família (homem e mulher, serão uma só carne).


Qual foi o resultado de suas ideias e seus argumentos?

  • Essa alegada afirmação nestoriana foi considerada heresia pelo Concílio de Éfeso em 431, ele foi condenado por esse concílio que o declarou herege, sendo exilado.


assunto 3- Monofisismo. 

O termo vem de duas palavras gregas monos, “único”, e physis, “natureza”. Ou seja “Natureza única”.


  • Essa doutrina afirma que as duas naturezas de Cristo são fundidas em uma só natureza.

Chama-se natureza amalgamada. O sentido de “amalgamar”, não se trata de unir, não se trata de união, mas mistura, fusão, assim, seria uma natureza híbrida, nem totalmente Deus e nem totalmente homem.


Qual resultado dessa heresia?

  • Essa heresia foi condenada no Concílio de Calcedônia, em 451.


Qual a resposta bíblica a essa heresia?

  • O Senhor Jesus é perfeito quanto à divindade (Romanos, capítulo 9, verso 5).

  • O Senhor é perfeito quanto à sua humanidade (Filipenses, capítulo 2, versos 5 a 11).

 

assunto 4- O Concílio de Calcedônia. 

O Concílio da Calcedônia foi um marco importante na história do cristianismo, pois estabeleceu uma doutrina fundamental sobre a natureza de Cristo que influenciou a teologia e a cristologia. 


O que foi discutido e definido nesse Concílio?

A formulação teológica das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa: 

  • 1- “As propriedades de cada natureza permanecendo intactas, concorrendo para formar uma só Pessoa e subsistência; 

  • 2- Não é dividido ou separado em duas Pessoas, mas um só e mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor”. 

  • 3- A encarnação do Verbo não sendo uma conversão ou transmutação de Deus em homem e nem de homem em Deus. 

  • 4- A distinção precisa entre natureza e pessoa, diz o documento. 

  • 5- A união dessas duas naturezas sendo permanente como resultado da encarnação. 

  • 6- O documento faz uma interpretação precisa das Escrituras (Isaías, capítulo 9, verso 5; João, capítulo 10, versos 30 a 37).


terceiro ponto, O PERIGO DESSAS HERESIAS NA ATUALIDADE

assunto 1- Os monofisitas. 

Quando a doutrina monofisista foi rejeitada juntamente com o nestorianismo, houve reação. Jacob Baradeus (500-578), um monge sírio, liderou o grupo monofisista e preservou a tradição siro-monofisista, conhecida como tradição jacobita. 

Ele e seus seguidores rejeitaram a decisão do Concílio de Calcedônia. 


Quem são eles hoje? 

São Igrejas ortodoxas, que rejeitaram as decisões do Concílio de Calcedônia, mantendo sua doutrina monofisista.


Principais Igrejas Ortodoxas Orientais:

  • Igreja Ortodoxa Copta (Egito)

  • Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo (Etiópia)

  • Igreja Ortodoxa Eritreia Tewahedo (Eritreia)

  • Igreja Ortodoxa Síria (Síria)

  • Igreja Apostólica Armênia (Armênia)

  • Igreja Ortodoxa Síria Malankara (Índia)

É importante saber quem são essas igrejas para respondermos seus questionamentos, e, sobretudo, conservar a fé em Jesus, o Deus que se fez homem o Emanuel.

  • “Deus Conosco” (Mateus, capítulo 1, versos 23);

  • O Deus “que se manifestou em carne” (primeira carta a Timóteo, capítulo 3, verso 16).



assunot 2- O kenoticismo. Do verbo grego kenoō, significa “esvaziar”. 

Vejamos Filipenses, capítulo 2, versos 7.

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;


A doutrina kenótica afirma que Jesus, enquanto esteve na Terra, esvaziou a si mesmo dos atributos divinos. 


  • A ideia central do kenoticismo é que Jesus, ao se tornar humano, esvaziou-se de alguns de seus atributos divinos, como a onipotência, a onisciência e a onipresença, para viver como um ser humano autêntico. 


Mas Jesus revelou sua natureza divina quando esteve na Terra! Portanto, não acorreu um esvaziamento de suas prerrogativas divinas.


  • Ele agiu como Deus, pois perdoou pecados (Marco 2.5-7; Lucas 7.48),

  • Ele agiu como Deus, quando recebeu adoração (Mateus 8.2; 9.18; 15.25; João 9.38), 

  • Ele agiu como Deus, quando repreendeu a fúria do mar (Mateus 8.26, 27; Marcos 4.39). 


Portanto, somente um Deus tem esse poder. (Salmos 65.7; 89.9).


assunto 3- Mariolatria. 

O catolicismo romano adotou o termo “mãe de Deus” de Cirilo, ou seja, um pensamento anti bíblico que se desenvolveu numa teologia e permanece até hoje por conta da sua popularidade. 


  • Dizer que Maria é mãe de Deus, fere totalmente o entendimento bíblico, onde a própria Escritura Sagrada revela a verdade. Cirilo não acatou as decisões do Concílio de Calcedônia e manteve essa ideia que foi difundida no catolicismo.


Com isso aprendemos que o que é certo, entre a escolha popular nem sempre representa a verdade.

Vejamos Atos, capítulo 8, verso 9 a 11.

E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;

 Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus.

E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.


CONCLUSÃO

O Concílio de Calcedônia em 451 reafirma os dois concílios anteriores, o de Nicéia, em 325, e o de Constantinopla, em 381, ratificando os credos produzidos por esses conclaves gerais e estabeleceu definitivamente as duas naturezas de Cristo. A melhor maneira de se proteger dessas, e de outras heresias, é conhecer bem no que acreditamos, os ensinos oficiais de nossa igreja e seus respectivos fundamentos bíblicos. Isso serve como nosso referencial quando nos deparamos com doutrinas inadequadas.


Obrigado por você ter assistido nossa aula preparatória, esperamos que lhe ajude nessa caminhada de conhecimento da palavra de Deus. Conhecendo as escrituras, você conhece a Deus!


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